O significado da expressão OSS no Karate-do

O OSS, (cuja a transcrição exata do japonês é OSU) é uma expressão fonética formada por dois caracteres. O primeiro caractere “osu” significa literalmente “pressionar”, e determina a pronúncia de todo o termo. O segundo caractere “shinobu” significa literalmente “suportar”.

A expressão OSS foi criada na Escola Naval Japonesa, e é usada universalmente para expressões do dia-a-dia como “sim”, “por favor”, “obrigado”, “entendi”, “desculpe-me”, para cumprimentar alguém, etc., bem como no mundo do Karate para quase qualquer situação onde uma resposta seja requerida. Para um praticante de Karate-do, OSS é a palavra mais importante.

A palavra OSS implica pressionar a si mesmo ao limite de sua capacidade e suportar. OSS significa, de uma maneira mais simples, “perseverança sob pressão”. É uma palavra que por si só resume a filosofia do Karate. Um bom praticante de Karate é aquele que cultiva o “espírito de OSS”.

OSS não deve ser dito de forma relaxada, usando apenas a garganta, mas, como tudo no Karate, deve ser pronunciado usando o “hara” (tanden). Pronunciado durante o cumprimento, OSS expressa respeito, simpatia e confiança no colega. OSS também diz ao Sensei que as instruções foram compreendidas, e que o estudante irá fazer o melhor para segui-las

Sua aplicação, na maioria dos casos é a seguinte:

01- Ao chegar e ao sai do Dojo: O karateca ao chegar na entrada do dojo assume a posição de cumprimento em pé (Ritsurei), pronuncia vigorosamente a palavra “OSS!”, para avisar ao Sensei(instrutor chefe ou o presente), aos Senpai(mais graduados ou mais antigos) e Kohai (menos graduados ou menos antigos) de sua chegada ou saída, quando o dojo estiver vazio o karateca o faz em respeito ao dojo a ao Mestre Funakoshi (tratando-se de Saudação Simbólica).

2- Quando do encontro com outro colega karatê: A saudação “OSS!” é a que deve chegar primeiro, de maneira vigorosa e com vivacidade, partindo sempre do Kohai  (menos graduados ou mais novos) para o Senpai(mais graduados ou mais antigos), o aperto de mãos que vem em seguida já se procede de maneira contrária, sendo assim, do Senpai para o Kohai, claro, o Sempai não se negará a apertar a mão do Kohai caso o mesmo venha e estender a mão primeiro.

Obs. A saudação “OSS!” é impessoal, independe do grau de simpatia entres os karatecas, quando um deles se nega, por qualquer motivo, a responder a saudação, o mesmo esta sujeito as sansões disciplinares prevista no regimento interno de sua academia, por não condizer essa atitude com a filosofia do KARATÊ-DO, seja qual for o estilo.

 

Esta entrada foi publicada em Textos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

6 respostas a O significado da expressão OSS no Karate-do

  1. eduarda disse:

    legal agora que eu li entendi tudo!!!!

  2. Fábio Demetrius disse:

    Muito útil a publicação do comentário. Já sera utilizado com os meus alunos na próxima aula , principalmente para os mais novos, que acredito. Acharam maior sentido na utilização da expressão nas aulas seguintes.

    Fábio Demetrius ( Clube Nippon SSSA. BA. )

  3. diogo disse:

    esse comentário foi muito útil vou falar para o meu sensei ele vai gostar que eu pesquisei.

    • jose luiz disse:

      gostei da resposta´pensei que a saudasao oss.. era uma dolatria saudado quen ja morreu .agora sei que oss e pra sauda o nosso professor e alunos oss…..

  4. sen pai rafael disse:

    oss isso sim tem que ter respeito ao dojo-kum oss

  5. Ola amigos : Seguimento Dojo ( oss) ! Combawa ! resido Salvador Bahia – também estudo e pratico artes marciais a um bom tempo da minha vida !

    Fico honrado e tenho uma enorme satisfação em conhecer um pouco deste nobre trabalho aqui descrito pelos senhores desde já agradeço em nome do Clã Takegawa ryu Ninpo Budo Taijutsu (Domo arigato goszaimassu ) nesta pagina aqui, notei que é muito interessante o trabalho sério, de boa conduta moral e pelo que ensinam ,possuo um pouco de conhecimentos desta bela arte a qual também me identifico e AMO de coração o AIKIDO,tive oportunidade e o prazer de conhecer o shihan sensei Severeino e alguns outros professores mestres de São paulo do instituto TAKAMTSU fui convidado a participar de alguns Seminários onde aprendi um pouco mais sobre esta bela FILOSOFHIA marcial e sua nobreza a um tempo atrás. sou representante do NINPO Budo Taijutsu = Ninjutsu do Japão aqui na America Latina . nossa organização

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>