Por que fazer exame de faixa

by Segmento Dojo on 20 jul | 0

As artes marciais como Aikido e Karate são esportes criados no Japão por Mestres como Morihei Ueshiba e Funakoshi Gishin com a intenção de transformar antigas artes marciais utilizadas pelos samurais em uma atividade que todas as pessoas pudessem praticar em busca de uma melhor qualidade de vida física e espiritualmente. Estes grandes Mestres viram que, além de melhorara da qualidade de vida, praticar aquela arte marcial, era uma maneira de manter a tradição e a filosofia de vida do povo japonês. Então, eles estudaram estas artes marciais, fizeram adaptações que julgaram necessárias e batizaram-na com o nome que agora são conhecidas como Aikido e Karate, caminho da harmonia (Aikido) e o caminho das mãos vazias (Karate-do).

Quando O’Sensei Morihei Ueshiba criou o Aikido e Funakoshi criou o Karate-do, apesar de ser as suas vontades, nunca imaginariam que suas criações fossem se difundir com tanta eficiência e respeito em todos os continentes do planeta.

Apesar de serem membros de uma família bem abastada, estes grandes mestres tinham o espírito de um indivíduo simples e muito comprometido com a educação e com a evolução espiritual, física e mental como principal instrumento de construção e modificação de uma sociedade no que diz respeito a todos os adjetivos voltados à formação do caráter, do amor e da paz.

No Aikido e no Karate-do, as graduações se dividem em: Kyu (graduação inferior), que são as faixas de cores, e Dan (graduação superior), que vem a partir da faixa preta.

Essa graduação vai além da mudança de faixa, que se trata de uma convenção e/ou formalidade, com intuito pedagógico e de estímulo ao praticante.

A graduação ou troca de faixa é uma consequência do aprendizado e não se referem apenas à destreza na realização dos golpes, técnicas perfeitamente aplicadas, perfeição dos ukemis e etc.

Em sua essência, a graduação ou mudança de faixa deverá estar sempre atrelada à evolução do praticante como pessoa, dentro e fora do Dojo, ou seja, respeito aos pais, irmãos, amigos, colegas, mestres e, principalmente, aos inimigos que porventura os tenham.

Esse equilíbrio e respeito ao próximo é que válida realmente a graduação e/ou troca de faixa de um Aikidoísta e de um karateca que pratica em seu dia a dia esses esportes tão nobres.

Portanto, o exame de faixa é um momento muito especial, pois é nele que temos a oportunidade de apresentar para os pais dos alunos o trabalho que foi realizado durante todo um semestre e nos faz sentir realizados quando vemos o sorriso e a alegria dos alunos ao receberem a nova graduação, que é fruto da dedicação, disciplina, superação e parceria entre aluno, professor e família.

Leave a Comment

Artigos recentes