O Dojô (道場)

O LUGAR DA ILUMINAÇÃO E DA TRANFORMAÇÃO DO SER

Local especial onde se treinam Artes Marciais japonesas. É muito mais do que uma simples área de atividades físicas.Dojo deve ser respeitado como se fosse um Templo. Por isso, é comum ver o praticante fazendo uma reverência antes de adentrar e ao sair, tal como se faz nos templos japoneses. É uma cultura de profundo respeito ao espaço onde você terá a oportunidade de encontra o “Caminho”. Para compreender o verdadeiro significado de um Dojo é preciso que você procure praticar uma arte marcial que lhe faça estar parte de seu tempo envolvido com atividades que acontecem naquele Dojo dedicando uma atenção especial e cuidadosa.

O termo é também empregado no Zen Budismo, significando Lugar de Iluminação, onde os monges praticavam a meditação. Aqui é o lugar onde acontece a Transformação do Ser. Isso mesmo! A prática da arte marcial bem orientada, causa transformação na vida das pessoas. A arte marcial torna a pessoa mais segura de si, mais auto confiante, mais respeitosa, mais tolerante, mais determinada e mais focada. São mudanças significativas que irão garantir um futuro digno e promissor em qualquer área da vida do praticante.

Separando os kanji, se ver que Dō (道) quer dizer o caminho, a estrada ou a trilha no sentido espiritual, e jō (場), se refere  ao lugar, ao espaço físico.

Costuma-se referir a um academia de Aikido, Karate-do, Judo, Jiu-Jitsu, etc. como um Dojô, mas se trata de artes marciais distintas. A palavra Dojô se refere ao espaço físico onde se desenvolve o treino de determinada arte marcial japonesa, enquanto a palavra academia se refere ao lugar onde se pratica alguma modalidade esportiva, ou não. Logo, Dojô é o lugar onde se pratica o caminho de uma arte marcial com segurança, respeito e gratidão.