Muay thai ou boxe tailandês é uma arte marcial originária Tailândia, onde é considerado o desporto nacional. É uma Arte Marcial que inclui golpes de combate em pé e é conhecida como “a arte das oito armas”, pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta bastante eficiente como defesa pessoal.

Assemelhando-se a outras artes marciais como o Kickboxing, o muay thai foi desenvolvido há cerca de dois mil anos, sendo atualmente considerada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo, que para além de utilizar elaboradas técnicas de punhos e pernas, é encarada como uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos. O muay thai tornou-se popular no século XVI, contudo começou a ser internacionalmente difundido apenas no século XX, quando inúmeros lutadores tailandeses conquistaram diversas vitórias sobre representantes de outras artes marciais.

O desporto desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração a autoconfiança do praticante. A maioria das associações e confederações mundiais não aprovam o uso das cotoveladas em lutas oficiais mantendo assim a integridade física dos atletas, sendo estas técnicas consideradas somente nas regras asiáticas, embora ultimamente as mesmas se encontrem cada vez mais em evidência.

Hoje em dia o Muay Thai converteu-se a um símbolo nacional do reino da Tailândia, sendo o desporto mais praticado no país. As suas raízes encontram-se no Muay Boran, uma arte ancestral que foi desenvolvida a partir de uma forma de luta designada de chupasart. Esta arte deu origem ao atual muay thai. Atualmente, o muay thai é visto como sendo um desporto radical que favorece a realização de apostas com ênfase no sudeste asiático.

A palavra Muay, que se refere a “combate”, “luta” ou “boxe”, deriva do sanscrito Mavya que significa “unir”. A palavra thai é contudo um adjectivo de origem nacional, cujo seu significado é livre, pessoal. O termo “muay thai” é então traduzido como “boxe tailandês” ou “luta tailandesa”. Em português e inglês, o termo é frequentemente traduzido como “boxe tailandês”. Tanto o termo “muay thai” como o “boxe tailandês” possuem a mesma acepção sendo portanto sinónimos, referindo-se à mesma disciplina. Um praticante de muay thai é conhecido por nak muay.

Na Tailândia as academias e ginásios de treinamentos são denominados de campos. Nesses espaços de treino diário, a rotina de preparação em ginásios diferencia-se expressivamente da dos existentes no ocidente. Os lutadores geralmente iniciam os treinos de muay thai com idades próximas dos seis e sete anos. Subsiste o princípio de se estabelecerem em alojamentos nos próprios campos juntamente com outros lutadores. Enquanto que o treinador providência comida, roupas, acompanhamento médico, e estudo aos lutadores, estes devem simplesmente cumprir um treino intensivo contribuindo em tarefas de limpeza e higiene do ginásio onde treina. O maior comprometimento da parte do lutador consiste no esforço veemente ao alcance do título de campeão. Competindo em média uma vez por mês, o lutador é compensado com uma remuneração caso perspective o título. Este prémio é distribuído entre o lutador e o seu treinador. Na Tailândia, é permitida a aposta de lutas, onde o treinador pode apostar no seu próprio atleta. Com a subsistência de milhares de campos de treino no país, cada campo é dirigido pelo treinador principal, que conta com o apoio dos seus auxiliares e com a gerência de um promotor, o qual promove os lutadores do mesmo campo. Contudo, são frequentes os casos em que o treinador é o promotor do próprio ginásio.

Na atual capital da Tailândia, Banguecoque, existem dois grandes estádios designadamente o Lumpinee e o Ratchadamnoen que concedem o desenrolar de disputas ao título na competição Nacional de muay thai. Cada um deles apresenta regularmente eventos de combate em dias diferenciados. Principalmente aos domingos, a televisão nacional filma os vários combates desta modalidade